sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Maltratar quem nos viu crescer



Os crimes contra idosos aumentaram 120% entre 2000 e 2009, apurou a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Todos os dias, dois idosos são maltratados de alguma forma. Além da violência emocional e física, há a registar também os abusos financeiros.
Ao longo de nove anos, as estatísticas da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registam cerca de dez mil crimes perpetrados contra pessoas com mais de 65 anos. Trata-se, porém, da "ponta do iceberg", assegura Maria de Oliveira, técnica da associação e responsável pela campanha nacional de sensibilização para esta temática, que hoje é lançada.
Extorquir a reforma, coagir à transferência de dinheiro para contas de outras pessoas (mesmo que sejam familiares), controlar a gestão dos bens ou limitar a autonomia financeira, efectuar internamento compulsivo em lares ou abandonar idosos em hospitais constituem formas de violência, sublinha a especialista.
Os crimes financeiros, embora ainda representem uma minoria das denúncias apresentadas à APAV, assumem já uma dimensão significativa.
Trata-se geralmente de violência doméstica, já que os maus-tratos a idosos são em regra cometidos por familiares próximos e coabitantes. Em muitos casos, estes crimes têm como alvos pessoas com história prévia de vitimização ou ocorrem em famílias atingidas pela toxicodependência. Os idosos que padecem de demências ou outras patologias incapacitantes estão também mais expostos a agressões.
São acontecimentos iguais a estes que todos nós devemos de evitar, ajudando quem precisa.
Tentar integrar os idosos em diversas actividades tendo o contacto com crianças, jovens, adultos, evitando que estes percam o sentido da vida, mantendo-os sempre em movimento, cabe a cada um de nós.

6 comentários:

  1. Bem verdade...
    Good Luckk :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Best Blog of the Year!

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do vosso blogue, acho que voces estao a abordar este tema de uma maneira simples mas directa. continuem a publicar assim textos que estao muito bem

    ResponderEliminar
  4. Hoje, os nossos avós são quase que abandonados. Ser idoso em Portugal não é fácil, é quase como não ser ninguém, as vezes é como morrer antes da própria morte chegar.

    O voluntariado é uma espécie de intercâmbio de emoções e sentimentos.

    Fazer voluntariado é algo tão compensador, devíam ser mais que muitos.

    Para além de ganharmos amigos com muita experiência de vida, ganhamos maturidade, responsabilidade e muito carinho que só eles têm para dar.

    Acho muito interessante terem escolhido este tema, e devia ser desenvolvido por muitas mais pessoas

    ResponderEliminar
  5. o abandono dos idosos hoje em dia e' algo muito importante, demasiado importante ate' pois se nao existissem tantos abandonos nao teriamos de nos preocupar.
    penso que as pessoas hoje em dia sao pouco ou nada responsaveis , tal como disseste, esquecem-se de tudo o que os pais ou outros familiares fizeram por eles, para que pudessem ter tudo o que desejavam. como acham que os idosos os estorvam só porque precisam de mais cuidados e atençao acham que a unica opçao e' descartarem-se deles.
    estao enganados! as pessoas mais velhas viveram numa epoca totalmente diferente da nossa logo têm historias de acontecimentos, tradiçoes e tantas outras coisas que nos nao tivemos nem nunca teremos oportunidade de presenciar. e esse é um legado que nao pudemos esquecer nem passar à frente, há que valoriza-lo.
    eu entendo que se os lares de idosos existem que é bom que tenham "clientes", por assim dizer. mas muitas das vezes esses lares nao têm as condiçoes necessarias para o bem-estar dos idosos. deviam observar e informar-se melhor sobre as condiçoes do local e só depois instalar lá os familiares.
    tambem era bom se questionassem os idosos se se sentiriam 'a vontade num local como um lar. e caso eles concordem visitem-nos e perguntem-lhes como eles estão pois podem estar a passar um mau bocado.

    o voluntariado é uma optima oportunidade de recolher todo este legado dos idosos. é tambem uma forma fantastica de lhes proporcionar um bom bocado, no qual podem falar de todas as suas vivencias, felicidades, tristezas, dificuldades, acontecimentos importantes e desabafar sobre o seu presente.
    os idosos sao pessoas e nao monstros insensiveis , como tal precisam de carinho e atençao .
    o voluntariado nem tem de ocupar os nossos dias todos. se uma vez por semana se dedicassem ao voluntariado, nao perdiam nada.
    eu digo sim ao voluntariado, assim que me aparecer uma oportunidade perto de casa, ou dentro dos limites daquilo que os meus pais permitem, com certeza que vou alinhar e fazer dos idosos de Portugal uns idosos mais felizes.

    NAO DESISTAM DOS IDOSOS, ELES PRECISAM DE NOS, JOVENS, PARA LHES ALEGRAR OS DIAS.

    beijinhos e obrigado pela criaçao deste blog, pode ser que abra os olhos aos cidadaos portugueses.

    ResponderEliminar
  6. Tratar mal aqueles que nos possibilitaram ter a vida que temos hoje, aqueles que lutaram toda a sua vida para em conjunto criar o mundo em que estamos inseridos é de uma crueldade imensurável. Tratar da melhor forma estas pessoas é não só um dever mas também uma obrigação, pois devemos-lhes respeito. As pessoas devem aproveitar toda a experiência de vida que estas pessoas nos podem proporcionar e utiliza-la para o futuro, em vez de ser egoístas e pensarem apenas nelas próprias.

    Este blog é importante, porque no seio das pessoas mais jovens, está muita vezes está imposta uma cultura de abandono que não deveria sequer existir, espero que ao menos aprendam alguma coisa com este blog e o apliquem no futuro.

    Carlos Gomes

    ResponderEliminar